Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/12/2004 - 11h46

EUA devem participar de reunião sobre mudança climática em 2005

Publicidade

da France Presse, em Buenos Aires (Argentina)

O governo norte-americano está disposto a participar de uma reunião em 2005 sobre o futuro da luta contra a mudança climática, segundo fontes diplomáticas em Buenos Aires presentes às sessões da Cúpula do Clima organizada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Os norte-americanos informaram estar prontos para participar de uma reunião informal "de uma dia" em maio de 2005 sobre as "atividades realizadas atualmente" por vários países sobre a mudança climática, em uma nota entregue à presidência argentina na Cúpula.

A nota, cuja existência foi confirmada hoje pelo representante dos EUA, Harlan Watson, responde a uma proposta argentina anunciada na última quarta-feira aos 178 países presentes ao evento.

O documento contém uma referência à Convenção do Clima, um primeiro acordo da ONU bastante frágil, que os Estados Unidos ratificaram, mas não menciona o Protocolo de Kyoto, que fortaleceu as disposições da Convenção e que o presidente dos EUA, George W. Bush, rejeitou em 2001.

A Argentina busca um consenso para realizar, em meados de 2005, uma nova reunião com troca de informações científicas.

Fontes do governo argentino revelaram que a proposta, que tem a forma de dois seminários e está prevista para abril ou maio em um país ainda não determinado, será aberta a especialistas de todos os governos.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre mudanças climáticas
  • Leia mais notícias e fique por dentro do Ambiente
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página