Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/12/2004 - 13h02

Sonda Cassini enxerga camadas da atmosfera de lua de Saturno

Publicidade

da Folha Online

A sonda Cassini-Huygens, que passeia ao redor de Saturno desde julho deste ano e se aproxima da lua Titã, conseguiu enxergar diversas camadas na atmosfera do satélite. O número de estratos, segundo a Nasa (agência espacial norte-americana), é "surpreendente".

Nasa/JPL/SSI
Cada uma das 12 camadas que é possível identificar pela imagem se estende por quilômetros acima da superfície. A fotografia original, disponível no site da Nasa, tem resolução de 700 metros por pixel.

Hoje, a Cassini será colocada em uma trajetória controlada de colisão com Titã, que permitirá liberar a sonda Huygens. A separação entre Cassini e Huygens está prevista para o dia 25 de dezembro.

Depois de sua liberação, a Huygens se afastará da Cassini rumo à superfície do satélite. Os dois veículos só voltarão a se comunicar depois da abertura do pára-quedas principal da Huygens na atmosfera de Titã.

No dia 28 de dezembro, a nave Cassini realizará uma manobra para abandonar sua trajetória de colisão e retomar a missão. Então, vai se preparar para receber as informações transmitidas pela Huygens, as quais gravará para enviar mais tarde à Terra.

A previsão é que a sonda Huygens chegue a Titã no dia 14 de janeiro. Se a Huygens sobreviver ao impacto, poderá continuar se comunicando com a Cassini durante no máximo duas horas.

A Huygens é a parte européia do projeto. A ESA dirige as operações a partir do centro de controle de Darmstadt, na Alemanha. O JPL, o Laboratório de Propulsão à Jato da Nasa, na Califórnia, concebeu, desenvolveu e construiu a nave central Cassini.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a sonda Cassini
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página