Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/12/2004 - 18h11

Foguete Ariane-5 coloca em órbita satélite Hélios IIA

Publicidade

da Agência Lusa

O foguete Ariane-5 foi lançado hoje da base espacial de Kurú, na Guiana francesa, para colocar em órbita o satélite Hélios IIA --explorado por França, Espanha e Bélgica, ele é o primeiro da segunda geração deste veículo não-tripulado e guiado à distância.

O foguete europeu, com uma carga total de 6.060 quilos, decolou no horário previsto e ascendeu na vertical durante dez segundos com uma força de aceleração de 10 metros por segundo.

Depois de uma hora e oito segundos do lançamento, aconteceu a separação do Hélios IIA, assim como dos outros seis micro-satélites que o Ariane-5 transporta, incluindo o Nanosat do Inta (Instituto Nacional de Técnica Aeroespacial) espanhol.

A operação de lançamento aconteceu sob medidas de segurança que foram reforçadas por uma missão militar. Um avião radar Awacs e três caças franceses Mirage sobrevoaram as proximidades de Kurú para evitar qualquer intromissão.

Depois da separação, o Hélios IIA deverá procurar a sua órbita polar a cerca de 700 quilômetros de altura e girar a uma velocidade de oito quilômetros por segundo em redor da Terra. Ele registrará uma centena de imagens futuramente utilizadas pelos três países envolvidos na missão.

Em relação aos veículos não-tripulados de primeira geração, os Hélios da segunda geração oferecem maior definição nas imagens. Além disso, eles têm câmeras equipadas com infra-vermelhos que conseguem uma visão noturna e detecção de pontos de calor.

Leia mais
  • Maior satélite de telecomunicações do mundo entra em órbita
  • Robô da sonda européia Rosetta funciona perfeitamente

    Especial
  • Leia outras matérias sobre missões espaciais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página