Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/12/2004 - 12h37

Droga desenvolvida em Israel é nova arma no tratamento da Aids

da Agência Lusa, em Jerusalém (Israel)

Uma equipe de cientistas de um hospital de Israel descobriu um medicamento que fortalece o sistema imunológico e que poderá complementar os tratamentos utilizados atualmente no tratamento da Aids.

Os pesquisadores do Hospital Universitário Hadasa de Jerusalém e do Instituto de Ciências Weizman consideram que a droga constitui um avanço muito significativo no tratamento da doença, que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

Dos sete pacientes que participaram no estudo, cinco responderam positivamente à vacina, noticia hoje o jornal "Jerusalem Post".

Os tratamentos utilizados atualmente para combater a doença eliminam o HIV, mas também matam as células sãs do organismo.

O objetivo do novo medicamento é deter esse processo auto-destrutivo, explicou a diretora da equipe, Rivka Abulafia-Lapid, que conduziu a investigação com o Centro de Biologia Humana do Hospital Hadasa.

O vírus da Aids destrói os glóbulos brancos denominados CD4, parte do sistema imunológico, e debilita os mecanismos do corpo, que fica vulnerável no momento de combater infecções e doenças.

O estudo em Hadasa foi realizado entre 1988 e 2002. Nos últimos dois anos ocorreram os testes com a droga, que foi apresentada na prestigiada publicação médica "Jornal of Clinical Virology".

• Leia o que já foi publicado sobre tratamento da Aids