Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/12/2004 - 11h30

Falha em regulagem hormonal é possível causa da depressão

da Agência Lusa, em Washington (EUA)

Uma falha na regulagem de um hormônio pode explicar a depressão nos seres humanos, indicam experiências feitas com ratos cujos resultados foram publicados hoje pela Academia de Ciências dos Estados Unidos.

Em resposta ao estresse, o cérebro lança um sinal de alarme à glândula supra-renal para que esta lance no sangue hormônios como a glucocorticoesteróide, que desempenha um papel importante na preservação do equilíbrio fisiológico de diversos órgãos.

Pessoas com depressão grave produzem quantidades excessivas de hormônios, incluindo a glucocorticoesteróide, o que poderá indicar que o seu cérebro reage diferentemente ao estresse, explica o responsável pela pesquisa, Louis Muglia, professor de pediatria e biologia molecular na Faculdade de Medicina de Universidade de St. Louis (Missouri).

Segundo Muglia, os pesquisadores bloquearam progressivamente em um grupo de ratos o mecanismo que permite ao cérebro medir o nível dos hormônios, em particular da glucocorticoesteróide.

Esses animais, nos quais o nível do hormônio estava mais elevado no sangue do que nos ratos normais, mostraram todos sinais de depressão ligados à mudança fisiológica provocada pelos cientistas.

Com isso os pesquisadores concluíram que uma possível causa da depressão é a incapacidade do organismo em medir e regular o nível de glucocorticoesteróide no cérebro.

• Leia o que já foi publicado sobre hormônios