Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/01/2005 - 17h31

Médicos aconselham controle de asma durante gravidez

Publicidade

da Agência Lusa

Os médicos devem prestar muita atenção ao controle da asma em pacientes grávidas, uma vez que a doença pode acarretar graves problemas para as mães e para os fetos, disseram hoje médicos nos Estados Unidos.

A informação está no Programa Nacional de Educação e Prevenção da Asma dos Estados Unidos, coordenado pelo Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue.

"Quando uma paciente grávida tem dificuldade em respirar, o feto também sofre para obter o oxigênio que precisa", afirmou William W. Busse, professor na faculdade de Medicina na Universidade de Wisconsin e presidente do painel que divulgou uma série de novas orientações.

Essas novidades, publicadas na edição desta semana do "Journal of Allergy and Clinical Immunology", aconselham o limite da exposição aos agentes indutores da asma e o tratamento de rinite alérgica e sinusite, que podem agravar a doença.

Cerca de 30% das mulheres com asma sofrem um agravamento da doença durante a gravidez, de acordo com um estudo recente do Instituto Nacional da Saúde Infantil e do Desenvolvimento Humano.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre asma
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página