Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/01/2005 - 09h55

Sonda espacial Huygens inicia descida em Titã

Publicidade

da Folha Online

A sonda européia Huygens iniciou hoje os procedimentos de descida na atmosfera de Titã, a maior das luas de Saturno --essa é parte de uma missão que já dura sete anos.

"A Huygens já emitiu um sinal de rádio durante sua descida em direção à lua de Saturno, o que para os cientistas é um bom indício de que tudo vai bem", ressaltou à "AFP" o especialista Martin Ransom, da ESA (Agência Espacial Européia).

Um sinal vindo da sonda foi captado pelo radiotelescópio da Nasa (agência espacial norte-americana) em Green Bank (Virginia, EUA), disse Ransom.

A lua Titã é a única no sistema solar que tem uma substancial atmosfera. A grossa mistura de nitrogênio e metano, segundo cientistas, deve provocar reações químicas similares às da Terra bilhões de anos atrás.

De acordo com a "BBC", a sonda deverá tirar 750 fotos durante sua jornada de duas horas e meia até a superfície. Além disso, os ruídos da atmosfera serão gravados com um microfone de bordo. Os dados recolhidos poderão dar detalhes sobre o clima e a composição química de Titã.

Clique aqui para ver uma animação da "BBC" da chegada da sonda.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Huygens
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página