Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/01/2005 - 13h43

China teme que Monte Everest esteja diminuindo

Publicidade

da France Presse, em Pequim

A China enviará uma equipe ao Monte Everest em março para medir aquele que é conhecido como o ponto mais alto do planeta. O objetivo da missão é avaliar o impacto do aquecimento global, informou a imprensa oficial chinesa.

Acredita-se que o Monte Everest, situado na fronteira do Nepal e do Tibet, tenha diminuído 1,3 metro por causa da redução das geleiras.

Fontes oficiais, como o governo do Nepal, afirmam que o monte tem 8.848 metros. No entanto, uma medição feita em 1.999 com o apoio da publicação "National Geographic" e do Museu de Ciência de Boston diz que esse valor chega a 8.850 metros.

Segundo a rede de televisão "China Central", esta será a quarta expedição enviada pelas autoridades chinesas para realizar tarefas de medição. As outras aconteceram em 1959, 1966 e 1975.

Em março, os cientistas se concentrarão nos danos causados na zona pelo aquecimento do planeta nos últimos 30 anos.

Segundo dados oficiais da China, 7% das geleiras do país estão derretendo anualmente pelo efeito do Sol. Um dos maiores especialistas chineses em geleiras, Yan Tandong, assegurou que 64% das geleiras do país podem derreter até 2050 se a tendência de aquecimento continuar.

Leia mais
  • Erramos: China teme que Monte Everest esteja diminuindo

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Monte Everest
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página