Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/02/2005 - 17h32

Injeção de vírus no coração poderia aposentar o marca-passo

Publicidade

da France Presse

Cientistas australianos anunciaram que o marca-passo pode tornar-se obsoleto em uma década. Isso porque pesquisadores conseguiram, por meio de uma nova técnica, reavivar tecidos cardíacos danificados por paradas do coração.

O centro de pesquisas CMRI (Children's Medical Research Institute) realizou estudos que envolvem a injeção de um vírus, em tecidos do coração danificados por ataques cardíacos, contendo dois genes dos próprios pacientes.

O chefe do departamento de terapia genética do CMRI, Ian Alexander, afirmou que o processo reavivou os estímulos encaminhados para os fibroblastos (tecidos danificados), permitindo ao grupo de células voltar a "pulsar".

"Isso significa que podemos pegar dois genes e dizer às células do tecido danificado: 'queremos que vocês adquiram as propriedades das células do músculo do coração que são excitadas eletricamente'", disse Alexander.

Por enquanto, a tecnologia de transferência genética só foi usada para reparar células em laboratório. Alexander espera que os testes em animais e humanos comecem em breve.

"Poderíamos fazer a reprogramação genética das células para restaurar o funcionamento do coração", afirmou. Isso funcionaria no caso de pacientes com danos causados por ataques, operações ou até problemas congênitos na infância.

Alexander disse que a tecnologia tem potencial para substituir os marca-passos, geralmente implantados para corrigir a disfunção no órgão.

A descoberta, publicada no jornal médico "Cardiology", foi feita pelo cardiologista do CMRI Eddy Kizana. Atualmente, ele trabalha para desenvolvê-la com especialistas dos Estados Unidos.

Leia mais
  • Problemas cardíacos são mais comuns pela manhã, diz pesquisa

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre marca-passo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página