Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/02/2005 - 11h15

Estudo ajuda a entender causas genéticas da esquizofrenia

Publicidade

da Agência Lusa

Uma equipe científica internacional apresentou estudo que ajuda a entender as causas genéticas da esquizofrenia e mostra uma relação direta entre a doença e a estrutura do cérebro.

Realizado no Instituto Neurocientífico da Esquizofrenia e Perturbações Relacionadas (Nova Gales do Sul, Austrália), o estudo conclui que os processos alterados do raciocínio estão relacionados com o enfraquecimento da massa cinzenta do cérebro.

Vaughan Carr, do referido instituto, explicou que a equipe de investigadores, composta de peritos da Austrália, Alemanha e Estados Unidos, "abriu uma nova janela para o cérebro dos pacientes com esquizofrenia".

O estudo consistiu em examinar a espessura e a função do cérebro de dez australianos que sofriam as etapas iniciais da esquizofrenia.

Foi-lhes pedido que planejassem uma ação que implicasse atenção e memória, ao mesmo tempo que seus cérebros eram analisados em um aparelho de ressonância magnética.

Os resultados foram comparados com os de outro grupo de pessoas que não sofriam da doença, mostrando que os esquizofrênicos tinham mais dificuldades em completar o projeto.

As conclusões do estudo, que serão publicadas pela revista científica internacional "Neuroimage", deverão abrir novas áreas de investigação, como o exame de amostras de massa cinzenta de doentes com esquizofrenia.

A mesma equipe de cientistas espera poder determinar no futuro um ou vários genes suscetíveis de desenvolver a doença e tentar neutralizá-los para criar novos tratamentos.

A origem da esquizofrenia não é conhecida com precisão, mas sabe-se da existência de fatores que incidem no desenvolvimento cerebral, alguns deles genéticos e outros que afetam o cérebro nos últimos meses da gravidez e primeiros da vida.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre esquizofrenia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página