Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/02/2005 - 10h39

Vietnã recebe conferência sobre a gripe do frango

Publicidade

da France Presse

A conferência regional que reúne os países vítimas da gripe aviária e especialistas em saúde humana e animal foi inaugurada nesta quarta-feira na Cidade de Ho Chi Minh, no sul do Vietnã.

O Vietnã, único país que registrou vítimas neste ano e o mais afetado pela epidemia desde o final de 2003, recebe delegações de mais de 20 países e organizações, incluindo os principais doadores e as agências da ONU.

"É de interesse dos países desenvolvidos e em desenvolvimento investir no controle e domínio da gripe aviária", disse Samuel Jutzi, diretor de produção e saúde animal da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).

"Há um risco de propagação que nenhum país que cria frangos pode ignorar", acrescentou, ao considerar que a doença deve persistir nos próximos anos nos países afetados pelas epidemias de 2004 e 2005.

"Uma erradicação imediata da enfermidade na região não é 'pensável' a curto prazo na atual situação", confirmou o médico Teruhide Fujita, da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE).

A doença foi menos virulenta neste ano. Apenas três países (Vietnã, Tailândia e Camboja), contra oito no ano passado (os mesmos, mais China, Indonésia, Japão, Laos e Coréia do Sul).

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a gripe do frango
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página