Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/03/2005 - 10h36

Ministério da Saúde quer investir em pesquisa com células-tronco

Publicidade

da Folha de S.Paulo, em Brasília

Com a aprovação da Lei de Biossegurança no Congresso, o Ministério da Saúde anunciou ontem que em breve abrirá um edital com investimentos para pesquisas com células-tronco, inclusive as embrionárias.

O valor previsto inicialmente, de R$ 5 milhões, pode ser ampliado com a nova legislação. "Queremos estimular a pesquisa em várias áreas, como pele, tecido ósseo e de lesão da medula espinhal", disse Reinaldo Guimarães, do Departamento de Ciência e Tecnologia do ministério.

Segundo ele, a pasta já vinha investindo em projetos para fortalecer o desenvolvimento de pesquisas com células-tronco adultas, principalmente na área de cardiologia. Já há um trabalho em andamento, financiado pelo governo, com 1.200 pacientes.

Guimarães afirmou que o governo quer também estimular as pesquisas pré-clínicas, ou seja, que fazem testes com animais e culturas de tecidos.

"O Ministério da Saúde está preocupado com a euforia desmesurada do uso das células-tronco. Elas são uma promessa de cura, não um milagre como se o paciente fosse soltar a muleta e sair andando", disse Guimarães.

Anteontem, o ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, havia anunciado que, com a aprovação, o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) deve abrir em abril um edital com recursos para o setor.

Leia mais
  • Clínica já faz censo de embrião congelado
  • Entenda a polêmica sobre a pesquisa com células-tronco

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre células-tronco
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página