Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/03/2005 - 10h36

Austrália se prepara para a chegada do ciclone Ingrid

Publicidade

da France Presse

O nordeste da Austrália se prepara nesta quarta-feira para a chegada do ciclone Ingrid, que, apesar de ter se debilitado nas últimas 24 horas, continua sendo o pior dos últimos 30 anos.

O Centro de Alerta de Ciclones Tropicais de Brisbane destacou que o Ingrid, rebaixado para a categoria 4 em uma escala que vai até 5, estava 80 km ao nordeste de Cabo Melville, no estado oriental de Queensland, e se deslocava em direção à costa a uma velocidade de 8 km/h.

"Apesar de o Ingrid ter se debilitado um pouco, o ciclone continua representando uma grave ameaça para o extremo norte de Queensland com um núcleo muito destruidor e o potencial de gerar uma perigosa tempestade", informou a Agência Meteorológica.

Os especialistas calculam que a tempestade, que registra ventos de até 250 km/h perto de seu centro, seguirá rumo ao sudoeste ao longo do dia e pode chegar à costa no início da quinta-feira.

O extremo norte de Queensland já começou a registrar ventos e chuvas que devem se tornar mais intensos durante a noite, com a aproximação do ciclone da pequena cidade costeira de Coen.

O Centro de Alerta de Ciclones destacou que existe a possibilidade de que o Ingrid se converta novamente em um ciclone de categoria 5, mas mesmo seu atual estado constitui uma ameaça tão importante quanto o Tracy, o ciclone que há 30 anos devastou a cidade portuária de Darwin, no norte do país.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre ciclones
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página