Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/03/2005 - 11h54

Portadores assintomáticos do vírus da gripe das aves são potencialmente contagiosos

Publicidade

da Agência Lusa

Os portadores assintomáticos do vírus da gripe das aves são potencialmente contagiosos, mas representam provavelmente um risco limitado, consideraram hoje cientistas vietnamitas e estrangeiros.

Em declarações feitas um dia depois do anúncio da descoberta no Vietnã de duas pessoas com análises positivas ao vírus H5N1 sem nunca terem desenvolvido a doença, os cientistas assinalaram que este fenômeno existe em numerosas infecções.

"O fato dos portadores do vírus não terem sintomas clínicos é compreensível, já que isso acontece também em outras doenças", disse Tran Tinh Hien, diretor adjunto do Hospital de Doenças Tropicais da cidade de Ho Chi Minh.

"Infecções assintomáticas de todos os gêneros não são nada surpreendentes", disse Peter Horby, epidemiologista da Organização Mundial de Saúde (OMS). "Habitualmente representam um risco menos importante de transmissão", acrescentou.

As autoridades vietnamitas anunciaram o aparecimento de uma análise positiva ao H5N1 num homem de boa saúde, com 81 anos, que tem dois netos hospitalizados em Hanói. Segundo uma análise preliminar, a viúva de uma vítima falecida em fevereiro também seria portadora do vírus.

"É difícil explicar por que razão os portadores do H5N1 não mostram sintomas clínicos. Por isso vamos prosseguir as investigações neste domínio", afirmou Nguyen Tran Hien, diretor do Instituto Nacional de Higiene e de Epidemiologia de Hanói.

No total, desde finais de 2003 morreram de gripe das aves 34 pessoas no Vietnã e 12 na Tailândia.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a gripe das aves
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página