Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/04/2005 - 15h55

USP anuncia nascimento de três clones bovinos

Publicidade

da Folha Online

A Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP (Universidade de São Paulo), em Pirassununga, anunciou o nascimento de três clones bovinos da raça Nelore. Os bezerros são resultado de pesquisas coordenadas por pesquisadores da FZEA e da empresa de biotecnologias de reprodução bovina Vitrogen.

Os animais são os primeiros clones produzidos comercialmente a partir de uma parceria da empresa e da universidade. Segundo o professor Flávio Vieira Meirelles, coordenador geral do projeto e do Laboratório de Morfofisiologia Molecular e Desenvolvimento (LMMD) da FZEA, os bezerros nasceram em uma fazenda em Tambaú, em São Paulo, durante o período de 4 a 21 de março. "Os animais estão saudáveis, desenvolvendo-se dentro do esperado", afirma.

As gestações que originaram os clones são prosseguimento das pesquisas que culminaram no nascimento da bezerra clonada Independência, nascida em setembro de 2004, utilizando a técnica de transferência de núcleo.

Meirelles informa que existem ainda oito gestações em andamento. "Quatro destes clones devem nascer até julho e os outros quatro até setembro", explica.

Os animais serão apresentados à imprensa nesta quinta-feira pelos professores Flávio Vieira Meirelles, Eduardo Biergel Jr. e Maria Angélica Miglino, além dos diretores da Vitrogen, André Dayan e Yeda Watanabe, e do diretor da FZEA, José Bento Sterman Ferraz.

A presença do proprietário do animal clonado, um dos touros recordistas de sêmen do Brasil, ainda não está confirmada.

Com informações da Agência USP

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre clonagem de animais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página