Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/05/2005 - 22h22

Coréia do Sul cria células-tronco a partir de clonagem humana

da France Presse, em Washington

Cientistas sul-coreanos desenvolveram as primeiras linhagens de células-tronco a partir de embriões humanos clonados, segundo um estudo que será publicado na edição desta sexta-feira da revista científica americana Science.

Das linhagens foram gerados tecidos, como pele, retina e músculo.

A pesquisa marca um avanço significativo no trabalho com vistas a possibilitar no futuro o transplante de células saudáveis em seres humanos para substituir outras destruídas por doenças como o mal de Parkinson ou o diabetes, afirmaram os pesquisadores.

O estudo foi realizado pelos mesmos pesquisadores sul-coreanos que produziram o primeiro clone de um embrião humano. A experiência também foi publicada na revista Science em março de 2004.

Cada uma destas 11 novas linhagens de células-tronco embrionárias foi criada transferindo material genético de uma célula não-reprodutiva de um paciente para um ovo --ou oócito [cada uma das células que, por meio de divisões meióticas, dão origem ao óvulo]-- doado, que tem seu núcleo removido.

"As células-tronco se originaram da massa celular interna do blastocisto [estágio em que o embrião humano se fixa à parede uterina]", disseram à Science os autores do estudo, Woo Suk Hwang e seus colegas da Universidade de Seul.

"Em cultura de laboratório, estas linhagens celulares emitiram sinais de compatibilidade imunológica com as células do paciente", acrescentaram.

Com Folha de S.Paulo