Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/07/2005 - 12h25

Achados em El Salvador ossos de mastodonte de 2,7 mi de anos

Publicidade

da EFE, em San Salvador

Dois paleontólogos de El Salvador, Daniel Aguilar e Mario Romero, encontraram o crânio e outras partes do esqueleto de um mastodonte jovem datados de 2,7 milhões de anos atrás, informaram fontes oficiais.

O presidente do Conselho Nacional para a Cultura e a Arte (Concultura), Federico Hernández, informou que a descoberta foi feita na semana passada, nas margens do rio Tomayate, no município de Apopa, 12 quilômetros ao norte da capital.

Hernández disse que o crânio mede 80 centímetros e pesa cerca de 136 quilos. Acredita-se que os ossos encontrados sejam parte do esqueleto do mesmo animal, mas os fósseis serão submetidas a exames no Museu de História Natural da capital.

O presidente do Concultura acrescentou que as escavações no local continuarão porque suspeita-se que outros esqueletos possam ser encontrados.

Hernández lembrou que no mesmo rio já foram encontrados ossos de tigres dente-de-sabre, gliptodontes (uma espécie de mamífero parecido com o tatu) e preguiças gigantes. "A margem do rio Tomayate tem uma importância paleontológica impressionante", disse.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre escavações
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página