Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/07/2005 - 14h06

Descobertos dois pergaminhos do século 2º perto do mar Morto

Publicidade

da France Presse, em Jerusalém

Dois pergaminhos que datam da última revolta judaica contra os romanos em Judéia, no ano 135 da era cristã, nos quais encontram-se fragmentos da Bíblia, foram descobertos perto do mar Morto.

AP Photo
Espessa camada de pó protegeu pergaminhos por quase 2.000 anos
Espessa camada de pó protegeu pergaminhos por quase 2.000 anos
Os dois pergaminhos, de 5 x 7 cm, em que figuram extratos do Levítico em hebraico, foram encontrados numa gruta de Nahal Arugot, perto das fontes de Ein Guedi, no deserto da Judéia, em Israel e Cisjordânia, anunciou nesta sexta-feira o Departamento Israelense de Antigüidades.

A descoberta é a primeira dos últimos 40 anos na região, e surpreendeu os arqueólogos, que estavam convencidos de que as grutas do deserto da Judéia já haviam revelado todos os segredos que escondiam desde a era romana.

AP Photo
Os pergaminhos de 5 x 7 cm foram encontrados numa gruta de Nahal Arugot
Os pergaminhos de 5 x 7 cm foram encontrados numa gruta de Nahal Arugot
"Tudo isso é simplesmente sensacional. Um antigo sonho que se realiza", comemorou Hanan Eshel, diretor do Departamento de Arqueologia da Universidade Bar Ilan, em Tel Aviv.

Eshel percorre há 20 anos o Deserto da Judéia, às margens do mar Morto, levantando pedra por pedra em busca de pergaminhos bíblicos, sua especialidade. Os últimos foram encontrados em 23 de agosto de 2004, por beduínos que buscavam peças de cerâmica antiga para vender.

Quando foram descobertos, no solo da gruta, os pergaminhos estavam cobertos por uma espessa camada de pó, que os protegeu por quase 2 mil anos. Eschel os adquiriu por US$ 3 mil, após negociar com os beduínos, que pediam US$ 20 mil.

"Graças a esta descoberta, sabemos um pouco mais sobre o conturbado período da revolta judaica contra os romanos", comentou o professor.

"Hoje sabemos que estes pergaminhos fazem parte de um rolo da Tora, que os judeus leram na primavera de 135, durante a Páscoa judaica, quando estavam prestes a se esconder nas grutas para escapar dos legionários romanos", disse Eschel.

Os historiadores estavam certos de que os judeus haviam conseguido esconder 14 rolos da Tora nas grutas da região, dos quais foram encontrados fragmentos entre 1952 e 1965.

"Com estes últimos pergaminhos, fica comprovado que havia um 15º rolo, e que ainda não concluímos as descobertas", afirmou o professor.

"Tudo indica que estes pergaminhos são autênticos", disse o porta-voz do Departamento de Antigüidades, Osnat Gouez, destacando sua importância.

Na mesma região das últimas descobertas, beduínos encontraram em 1947 os manuscritos do mar Morto, que datam de dois séculos antes dos achados agora, época dos essênios e de Jesus Cristo.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre pergaminhos do Mar Morto
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página