Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/07/2005 - 15h23

Descoberto tabuleiro com escritura cuneiforme no Líbano

Publicidade

da EFE, em Beirute

Um grupo de arqueólogos descobriu um tabuleiro com escritura cuneiforme em uma escavação perto da fortaleza libanesa de Sidon. O material revela a utilização de dita escritura no Líbano e seu passado comercial.

Segundo informou hoje o jornal "Daily Star", o anúncio da descoberta foi feito por Claudia Serhal, especialista em arqueologia e chefe da escavação, que assinalou que a escritura achada no tabuleiro é cuneiforme e que data do século 4 a.C. (antes de Cristo).

A especialista assinalou que é a primeira descoberta deste tipo na cidade de Sidon e a terceiro no Líbano, e demonstra que a escritura cuneiforme era utilizada em operações comerciais, contratos e correspondência.

Segundo estudos preliminares feitos por especialistas britânicos, o tabuleiro é de argila e foi construído em algum ponto da região. A tábua tem cinco centímetros de comprimento por três de largura e está escrita nos dois lados, embora ainda não se tenha decifrado completamente seu conteúdo.

Espera-se que os trabalhos de escavação terminem no final de julho, afirmou Serhal, que detalhou que se prepara um documentário intitulado "Sidon, 5000 anos" para ser projetado no Museu Britânico em 25 de novembro.

Durante os últimos sete anos, foram descobertas 70 tumbas na escavação, e se pôde conhecer que as crianças eram enterradas com as mãos na cintura, enquanto adultos e guerreiros eram sepultados na rocha.

Entre os objetos achados, que datam do ano 1400 a. C. destaca-se um copo de cerâmica com hieróglifos importado do Egito, o que demonstra que havia intercâmbios comerciais entre este país e Sidon.

As escavações, financiadas e supervisionadas pelo Museu Britânico em colaboração com a Academia Britânica e homens de negócios londrinos, custaram ao redor de 100.000 libras esterlinas.

O Líbano, um país de história milenar, encerra em seu solo vestígios de cerca de 17 civilizações distintas.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre escavações no Líbano
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página