Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/07/2005 - 15h30

Veja quais foram as etapas do vôo do Discovery

Publicidade

da France Presse, em Cabo Canaveral

O ônibus espacial Discovery, que foi lançado nesta terça-feira de Cabo Canaveral, colocou-se em órbita em menos de nove minutos, a uma velocidade 10 vezes superior a de uma bala de fuzil.

Seis segundos antes do lançamento, os três motores do ônibus espacial começaram a funcionar. Em minutos, o Discovery atingiu a velocidade de 28.968km/h necessária entrar em órbita.

O ônibus espacial, os foguetes auxiliares de combustível sólido e o tanque de combustível externo pesam 2.051 toneladas. O aparelho levou oito segundos para atingir uma velocidade de 160km/h. Parecia subir lentamente, mas em menos de um minuto voava a 1.600km/h.

Depois de dois minutos, o Discovery alcançou uma altitude de 45km e uma velocidade de mais de 4.800km/h. Neste momento, os dois foguetes auxiliares de combustível --já sem o pó de alumínio e o perclorato de amoníaco que continham-- desprenderam-se e caíram no Atlântico. Os foguetes abriram os pára-quedas e caíram lentamente no oceano, a mais de 200km da costa da Flórida, onde serão recuperados por navios da Nasa.

Os três motores do Discovery permaneceram ligados durante os menos de nove minutos de subida, queimando 1,89 milhão de litros de combustível provenientes do tanque de cor alaranjada. O ônibus espacial consome o equivalente ao conteúdo de uma piscina média a cada 25 segundos.

O combustível da nave é composto de hidrogênio e oxigênio líquidos, cuja mistura pode atingir uma temperatura de 3.315º. O vapor de água produzido originou duas enormes nuvens brancas ao redor do ônibus espacial na decolagem.

Uma vez em órbita, com os motores desligados e o Discovery viajando a 8km/s, o tanque se desprendeu, voltando à atmosfera e desintegrando-se sobre o Pacífico. Desde este momento, a nave não pesa mais do que 121,5 toneladas. Para se colocar em órbita, consumiu cerca de 1.600 toneladas de combustível.

Trinta e cinco minutos depois, dois pequenos motores, localizados à esquerda e à direita da parte de trás da nave, foram ligados durante três minutos, permitindo ao Discovery alcançar uma órbita de maior altitude, a caminho da Estação Espacial Internacional (ISS).

Leia mais
  • Ônibus espacial Discovery é lançado com sucesso pela Nasa
  • Veja quem são os sete tripulantes do Discovery

    Especial
  • Veja galeria de fotos do lançamento do Discovery
  • Leia cobertura completa sobre o lançamento do Discovery
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página