Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/12/2000 - 12h07

Fumo passivo pode diminuir níveis de nutrientes importantes

da Reuters
em Nova York

Ficar próximo a fumantes (fumo passivo) reduz os níveis de nutrientes importantes no sangue, informa um estudo publicado no "American Journal of Clinical Nutrition".

Pessoas que vivem com um fumante apresentam níveis mais baixos de alfa e betacaroteno e do antioxidante criptoxantina, comparadas a não-fumantes que não estão expostos ao fumo passivo.

O alfa e o betacaroteno, encontrados em legumes com cores vivas, são convertidos em vitamina A no organismo. Eles também são os mesmos nutrientes que tendem a estar reduzidos em fumantes. Outros nutrientes como o licopeno, a luteína e o retinol não foram afetados.

"Mesmo o fumo passivo pode ser nocivo o suficiente para consumir nossas defesas antioxidantes", disse Anthony J. Alberg, principal autor do estudo.

Os antioxidantes são compostos que neutralizam os radicais livres, causadores de doenças, na fumaça de cigarros e outras substâncias químicas e poluentes.

Não se sabe se os níveis reduzidos de certos nutrientes em fumantes e não-fumantes são causados pela fumaça de cigarros ou por outro fator como dieta pobre.

"Estudos que tentaram avaliar porque fumantes apresentam concentrações menores de alguns nutrientes importantes em circulação sugerem que isso se deve a uma combinação de menor consumo na alimentação e fumaça do cigarro que reduz diretamente os micronutrientes no sangue", informou Alberg.

A descoberta de que alguns nutrientes estavam em escassez, enquanto outros não estavam, "dá suporte à idéia de que isso ocorre devido à perda dos micronutrientes pela fumaça do cigarro", disse o pesquisador.

Os pesquisadores analisaram amostras de sangue congeladas coletadas há mais de 25 anos de cerca de 1.600 pessoas que responderam a uma pesquisa sobre fumo. A maioria daquelas expostas ao fumo passivo viviam com um cônjuge que fumava.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página