Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/08/2005 - 17h37

Remédio contra câncer poderia combater envelhecimento precoce

Publicidade

da EFE, em Washington

Cientistas norte-americanos descobriram que remédios para combater o câncer poderiam servir também para o tratamento de uma doença genética que provoca o envelhecimento prematuro de crianças. O problema é conhecido como progéria ou síndrome de Hutchinson-Gilford.

O estudo publicado na revista "Proceedings of the National Academy of Sciences", cita a descoberta de cientistas do Instituto Nacional de Pesquisa do Genoma Humano.

Os FTI estão sendo testados para tratar pessoas com leucemia mielóide, neurofibromatose e outras doenças. A progéria, por sua vez, não tem tratamento.

Esta doença afeta aproximadamente uma criança em cada 4 milhões. Seus principais sinais externos são a perda de cabelo, pele enrugada e perda de gordura. Normalmente, os pacientes morrem por volta dos 12 anos por causa de ataques cardíacos ou de derrames cerebrais.

Se as pesquisas realizadas com ratos confirmarem os resultados das experiências de laboratório, os pesquisadores iniciarão estudos clínicos com crianças afetadas pela doença.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre remédio contra câncer
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página