Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/09/2005 - 15h01

Arqueólogos descobrem estátuas romanas do século 2 em Creta

Publicidade

da Folha Online

Uma equipe de arqueólogos italianos e gregos descobriu duas estátuas romanas de mármore em um sítio de Gortina, antiga capital romana da ilha grega de Creta, anunciou nesta sexta-feira o Ministério da Cultura da Grécia.

As duas estátuas, de 2m e 2,20m de altura, e que representam as deusas Atenas (Minerva) e Hera (Juno) estão em bom estado, apesar de faltar a cabeça de uma delas.

Essas estátuas romanas do século 2 foram encontradas no cenário de um pequeno teatro romano sepultado sete metros abaixo da terra, informaram os arqueólogos.

"A descoberta dessas duas estátuas quase intactas é muito importante porque permite datar o pequeno teatro romano", declarou Giacomo Benetto, professor de arqueologia clássica da Universidade de Pádua (Itália).

As escavações são realizadas desde 2002, sob supervisão da Escola Italiana de Arqueologia de Atenas, por uma equipe da Universidade de Pádua, em cooperação com o departamento de arqueologia da capital de Creta.

Na localidade de Gortina estão as famosas "Leis de Gortina", um código legal e penal em dialeto dórico, talhado em pedra no século V antes de Cristo.

Com agências France Presse

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a ilha de Creta
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página