Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/10/2005 - 13h17

Maioria dos americanos brancos têm excesso de peso

Publicidade

da Efe

Segundo estudo publicado nesta terça-feira pela revista especializada "Annals of Internal Medicine", 90% dos homens e 70% das mulheres brancos nos Estados Unidos têm excesso de peso.

Os especialistas, que elaboraram o relatório para o Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue, analisaram o histórico médico de 4.000 adultos brancos de 30 anos no Estado de Massachusetts.

A pesquisa avaliou o índice de massa corporal, que mede o peso em relação à altura e serve de indicador para a gordura acumulada no corpo.

Uma entre cada cinco mulheres e um entre cada quatro homens que, em um certo momento, tinham índice de massa corporal saudável sofriam de excesso de peso quatro anos mais tarde.

Entre os que já estavam acima do peso, 23% das mulheres e 13% dos homens já haviam se transformado em obesos após quatro anos. No total, apenas 10% dos homens e 30% das mulheres mantiveram um peso considerado saudável.

Os pesquisadores advertem que os índices podem ser ainda piores entre as minorias latinas e negras.

Segundo a diretora do instituto, Elizabeth Nadel, "o excesso de peso e a obesidade aumentam o risco de complicações de saúde. Esperamos que estes resultados sirvam como uma chamada de atenção aos cidadãos de todas as idades".

Leia mais
  • Novo tratamento contra a obesidade elimina 2,3 quilos ao mês

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre obesidade
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página