Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/10/2005 - 13h40

Semente da graviola combate mosquito da dengue, dizem cientistas

Publicidade

da Efe

Cientistas mexicanos descobriram que as sementes da graviola são um poderoso inseticida que acaba com o mosquito transmissor da dengue, além de destruir as larvas do inseto.

"Este bioinseticida não só é mais efetivo que os inseticidas tradicionais, como também é mais resistente à luz e menos agressivo ao meio ambiente", disseram os cientistas da Faculdade de Biologia da Universidade de Veracruz, no Golfo do México.

Após vários testes com extratos naturais e inseticidas químicos comerciais, o grupo de trabalho descobriu o agente contra o inseto nas sementes de graviola.

Verónica Domínguez, especialista em biologia molecular envolvida na pesquisa, afirmou que a substância inibe as mudanças morfológicas, detém a metamorfose do inseto e impede que passem para fase adulta.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), dois quintos da população mundial correm o risco de ser infectados pela doença.

A OMS estima que, anualmente, ocorrem mais de 50 milhões de casos de contágio de dengue e dengue hemorrágica. Deste total, 500 mil são hospitalizados e cerca de 20 mil morrem por causa do problema.

A pesquisadora mexicana explicou que um dos principais problemas enfrentados pelo homem em sua luta contra a dengue é a resistência desenvolvida pelo mosquito Aedes aegypti aos inseticidas convencionais, assim como a rápida adaptação do inseto a diferentes ambientes.

Leia mais
  • Erramos: Semente da graviola combate mosquito da dengue, dizem cientistas

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre dengue
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página