Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/10/2005 - 15h16

Turquia e Bulgária recebem especialistas em gripe do frango

Publicidade

da Folha Online

A CE (Comissão Européia, órgão executivo da União Européia) enviou uma equipe de especialistas à Turquia, onde ajudará a frear a gripe do Frango, e à Bulgária. Esta última nação deixou as autoridades nacionais em alerta devido à presença da doença em dois países vizinhos.

A CE respondeu a um pedido da Bulgária. O país não tem registro de casos de gripe do frango, mas anunciou a criação de um gabinete de crise devido à sua situação geográfica, entre a Turquia e a Romênia, onde foram detectados focos da doença.

As informações da Comissão indicam que o alerta se estendeu por causa da detecção de aves mortas em território búlgaro. Mas não há comprovação de que a doença esteja no país.

Quanto à Turquia, a CE ofereceu o envio de especialistas depois da descoberta de focos do vírus causador da gripe aviária, o H5N1 --muito agressivo--, e de uma conversa telefônica do comissário europeu de Saúde, Markos Kyprianou, com seus colegas turcos, informou nesta sexta-feira o porta-voz da União Européia Philip Tod.

A cepa H5N1 é a mesma que obrigou o sacrifício de 150 milhões de aves na Ásia e provocou a morte de 60 pessoas desde 2003. O porta-voz de saúde do bloco avisou que os resultados dos exames devem ficar prontos neste sábado, já que o transporte para o laboratório da UE, em Weybridge (Reino Unido), atrasou por questões alfandegárias.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a gripe do frango
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página