Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/10/2005 - 20h49

Cerca de mil aves morrem no leste da Turquia

Publicidade

da Efe, em Ancara

Cerca de mil aves morreram hoje na província de Agri (leste da Turquia), sem que se conheça ainda a causa da morte, informou a agência de notícias turca "Anatólia".

Segundo o governador de Agri, Yusuf Yavascan, citado pela agência, foram enviadas amostras das aves a um laboratório da cidade de Erzurum, na mesma região, para averiguar se sua morte foi causada pela gripe aviária.

Yavascan detalhou que as mil aves mortas pertenciam a um lote de seis mil e que tinham sido transferidas da província de Bursa, no oeste, e da central de Corum, para Patnos.

As autoridades de Patnos afirmaram que outras aves do mesmo grupo morreram ontem e que, segundo os veterinários, seu falecimento se deveu às más condições de transporte.

Paralelamente, os moradores do povoado de Kalkan, na província turca de Sanliurfa, no sudeste do país, afirmaram que outras mil aves morreram ali nos últimos 15 dias.

Ahmet Odabas, prefeito de Halfeti, em Sanliurfa, acrescentou que várias equipes médicas se transferiram a Kalkan e que foram enviadas amostras das aves para que fossem analisadas.

"O falecimento pode ter sido causado por remédios. Não acredito que no povoado houvesse tantas aves. As pessoas exageraram, mas, de qualquer forma, vamos averiguar", acrescentou Odabas, que confirmou, no entanto, que por precaução já foi desinfetado o lugar onde se encontraram os restos dos animais.

Por outro lado, na província de Manisa, as autoridades anunciaram hoje que os 40 filhotes que tinham morrido na quinta-feira passada não morreram em decorrência da gripe aviária.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a gripe do frango
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página