Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/10/2005 - 17h12

Grupo pede ajuda à UE para criar vacina contra gripe do frango

Publicidade

da Efe

Diante do risco de uma epidemia da gripe do frango, um grupo de especialistas em gripe pediu nesta segunda-feira que a União Européia dê uma ajuda financeira à indústria farmacêutica para o desenvolvimento de protótipos de vacinas.

Segundo o Grupo de Trabalho Científico Europeu sobre Gripe --uma rede de 20 organismos internacionais e nove companhias farmacêuticas européias--, "os focos isolados de gripe do frango na Europa podem ser contidos e ter efeitos limitados sobre a saúde humana se forem adotadas as medidas adequadas".

"O risco de uma epidemia de gripe esteve ali nos últimos dois anos e, agora que está às portas da Europa, nos damos conta de como é sério", disse Albert Osterhaus, presidente do grupo.

De acordo com Osterhaus, a possibilidade de que o vírus H5N1 de gripe do frango --altamente contagioso-- sofra uma mutação e se propague de um ser humano a outro é muito maior na Ásia, onde a doença está circulando há mais tempo.

Osterhaus pediu à União Européia que crie um grupo de trabalho formado por especialistas em saúde animal e humana. Os participantes se reuniriam duas vezes por ano e poderiam manter contato via teleconferências para combater qualquer foco com rapidez.

Segundo o grupo, a Europa não está preparada para enfrentar uma epidemia. Por isso, são necessários o fornecimento de antivirais e o desenvolvimento de protótipos de vacinas. O custo desses protótipos está estimado em 100 milhões de euros.

Leia mais
  • Tailândia testará vacina contra gripe do frango para ser humano
  • Países não estão preparados para gripe do frango, dizem EUA

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a gripe do frango
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página