Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/10/2005 - 11h53

Dezenas de baleias são encontradas mortas no litoral da Tasmânia

Publicidade

da France Presse, em Sydney

Dezenas de baleias piloto morreram após encalharem na ilha da Tasmânia, ao sul da Austrália, informou nesta quarta-feira Linz Wren, porta-voz de Parques e Fauna do local.

"Esta manhã, encontramos 70 baleias em uma faixa de praia de cerca de um quilômetro", disse Wren. "Conseguimos levar oito delas de volta para o mar, mas temo que as outras morram", acrescentou.

Dez voluntários participam das operações para salvar as baleias. Ontem, outras 67 baleias chegaram à praia de Marion Bay, mas apenas 10 puderam ser levadas de volta para o mar. As baleias piloto têm até seis metros de comprimento.

Segundo Ingrid Albion, que também trabalha nos parques da Tasmânia, é possível que uma das baleias, desorientada, tenha conduzido o grupo a encalhar. "Talvez tenham se aproximado da costa em busca de comida", disse ela.

Em novembro de 2004, cerca de 100 baleias e golfinhos encalharam na Austrália e Nova Zelândia, e morreram por causa de um fenômeno semelhante. Uma equipe do departamento de biologia marinha da Universidade da Tasmânia chegou à conclusão de que estes casos são cíclicos, ocasionados pelo aumento da força dos ventos dominantes do oeste a cada 12 anos sobre as águas do Oceano Índico, perto da Antártica.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre baleias encalhadas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página