Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/11/2005 - 16h25

Iceberg gigante se parte em nove pedaços

Publicidade

da Folha Online

O gigantesco iceberg B-15A se partiu em nove pedaços na Antártida, segundo imagens divulgadas recentemente pelo satélite Asar (Advanced Synthetic Aperture Radar), da ESA (agência espacial européia).

Desde o começo do ano, o equipamento monitorava todos os movimentos do B-15A --o iceberg tinha 115 km de extensão e área que excedia os 2.500 km2.

Um dos possíveis motivos para a quebra do iceberg é o fato de ele ter colidido com o cabo Adare. "Os recém-formados pedaços são muito pontiagudos. Isto sugere que há muito tempo o iceberg tinha rachaduras que o tornavam frágil", afirmou Mark Drinkwater, especialista da ESA.

Os novos pedaços manterão parte do nome de origem: os três maiores deles --cujas dimensões não foram divulgadas-- serão chamados de B-15M, B-15N e B-15P.

O B-15A era a maior parte do gigantesco B-15, que se se soltou da plataforma gelada de Ross em 2000. No início deste ano, especialistas esperavam que ele se chocasse com a geleira Drygalski, o que acabou não acontecendo por conta de um encalhe.

Leia mais
  • Camada de gelo da Antártida pode estar em processo de "desabamento"

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre icebergs
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página