Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/12/2005 - 09h47

Europa diz que cumprirá metas de Kyoto antes do prazo oficial

Publicidade

da Folha de S.Paulo

A União Européia atingirá sua meta de redução de emissões de gases-estufa prevista pelo Protocolo de Kyoto em 2010, dois anos antes do prazo estabelecido, segundo um relatório oficial.

A Comissão Européia disse que as projeções indicavam que, naquele ano, os 15 membros "velhos" da UE reduziriam suas descargas de dióxido de carbono, metano e outros quatro gases que causam o aquecimento global em 9,3% abaixo dos níveis de 1990.

"Isso claramente preenche a meta de redução de 8% requerida pelo protocolo para os 15 países da UE entre 2008 e 2012", afirmou a comissão num comunicado.

Os dez novos membros da UE não eram parte do bloco quando o tratado contra o aquecimento global foi assinado, em 1997. Dois desses países, Malta e Chipre, não têm metas a cumprir.

Hóquei ameaçado

Em Montréal, cidade canadense onde ocorre a 11ª COP (Conferência das Partes) da Convenção do Clima das Nações Unidas, ativistas fizeram um alerta bem-humorado sobre uma ameaça oculta do efeito estufa: o fim do hóquei no gelo, paixão nacional do Canadá.

Os ambientalistas encenaram o "Clássico da Mudança Climática", uma partida hipoteticamente ambientada em 2020. Naquele ano, como estaria quente demais para manter o gelo na quadra, o esporte favorito dos canadenses viraria um exercício frustrante de jogar o disco chafurdando em água fria até o tornozelo.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Europa registra maior alteração climática em 5.000 anos
  • EUA dizem ter sucesso com alternativa a Kyoto

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Kyoto
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página