Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/12/2005 - 09h49

Destruição de florestas na Indonésia pode causar desastres naturais

Publicidade

da Efe, em Jacarta

A organização ambiental WWF (Fundo Mundial para a Natureza) alertou hoje que a província indonésia de Aceh, ainda sob os efeitos do maremoto que há um ano matou milhares de pessoas, deve enfrentar novos desastres naturais se continuar a poda indiscriminada de florestas.

"A ação trará mais inundações e deslizamentos de terras e pode desencadear mais tragédias para a população indonésia", disse em comunicado Ralph Ashton, coordenador da WWF para a resposta global ao tsunami.

Ashton acrescentou que as enchentes, deslizamentos de terra e inundações foram aumentando à medida que se tenta reconstruir a região dos estragos do maremoto de dezembro de 2004.

O governo indonésio calcula que serão necessários pelo menos 850 mil metros cúbicos de madeira para a construção de 200 mil casas durante os próximos cinco anos no antigo sultanato de Aceh (extremo norte da ilha de Sumatra).

Para atenuar o impacto ecológico desta demanda, as organizações ambientais propõem que parte da madeira seja importada de outros países.

"A menos que haja um compromisso dos envolvidos na reconstrução para usar madeira importada de selvas bem administradas, os maiores projetos de reconstrução acabarão provavelmente dependendo das já minguadas florestas de Sumatra", disse Ashton.

A WWF advertiu também que a redução da superfície de floresta tropical na região ameaça ainda mais a sobrevivência de espécies em perigo de extinção como os orangotangos ou o tigre de Sumatra.

Leia mais
  • Desastres meteorológicos dão prejuízo de US$ 200 bi em 2005
  • Cobertor high-tech ajuda vítimas de desastres naturais

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre desastres naturais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página