Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/12/2005 - 10h13

Sonda Beagle 2 teria caído em cratera de Marte

Publicidade

da Ansa

A sonda Beagle 2, enviada em 2003 para uma missão em Marte, caiu em uma cratera deste planeta, perto da superfície onde deveria fazer sua aterrissagem. A informação foi divulgada pelo professor britânico Colin Pillinger, encarregado da missão espacial.

Segundo o especialista, novas fotografias da Nasa (agência espacial norte-americana) mostram que a sonda Beagle 2 caiu em uma cratera de Marte localizada a poucos metros do local onde deveria realizar sua aterrissagem.

A sonda foi vista pela última vez a caminho do planeta vermelho, depois de se separar da sonda Mars Express, da ESA (Agência Espacial Européia), em 19 de dezembro de 2003.

O dispositivo espacial, parte de uma missão estimada em US$ 100 milhões, deveria aterrissar na superfície de Marte conhecida como Isidis Planitia na madrugada da noite de Natal, em busca de sinais de vida nesse planeta, mas desapareceu sem deixar rastros.

No entanto, Pillinger e sua equipe de cientistas declararam que o mistério foi solucionado com as novas fotos tiradas pela sonda Mars Global Surveyo da Nasa. Os especialistas britânicos conseguiram reconstruir a viagem do aparato espacial, que acabou caindo dentro de uma cratera de Marte.

As fotos da Nasa também conseguiram captar os airbags e painéis solares deixados pelo Beagle 2 quando realizou sua descida.

"Os pessimistas dizem que o Beagle 2 era muito pequeno. Mas ainda não viram as fotografias. Encontramos provas concretas em tal caráter, principalmente que mostram o local do impacto", declarou Pillinger.

Para o cientista, o projeto da sonda espacial "esteve muito perto de dar certo", mas falhou na hora de se comunicar com a Terra.

Segundo as teorias dos astrônomos, o Beagle 2 atingiu muito fortemente a superfície de Marte, pois lá a atmosfera é mais fina que o normal devido às tempestades de areia dessa região do planeta. "Isso pode ter prejudicado os instrumentos muito delicados da sonda", acrescentou.

Para Pillinger, os governos do Reino Unido e Europa deveriam apoiar agora um segundo projeto para enviar a Marte uma nova sonda.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a sonda Beagle 2


  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página