Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/12/2005 - 09h28

Estudo nega curas para ressaca

Publicidade

da Folha de S.Paulo

A notícia é ruim para quem gosta de exagerar no álcool no fim de ano: um novo estudo sugere que nenhuma das curas populares para a ressaca funciona de fato. O melhor remédio continua sendo não beber.

"Não existe nenhuma evidência a sugerir que qualquer intervenção convencional ou complementar é eficiente para o tratamento ou a prevenção da ressaca", afirmam os autores da pesquisa, publicada na última edição do periódico "British Medical Journal" (www.bmj.org).

Entre as curas populares estão bananas, carvão ativado, paracetamol e água, ovos, chá verde, repolho, milkshake e até mesmo mais álcool. Tudo em vão, afirmam os cientistas.

Uma busca na literatura médica revelou 15 testes de curas para a ressaca, que testaram oito agentes, de uma droga anti-hipertensiva até um remédio herbal à base de alcachofra. Nada era eficaz.

Segundo o coordenador da pesquisa, Edzard Ernst, da Universidade de Exeter (Reino Unido), o que impede o desenvolvimento de um tratamento contra a ressaca é a falta de conhecimento sobre o efeito do álcool no corpo. "Não entendemos o mecanismo", disse.

Leia mais
  • STJ garante seguro a motorista alcoolizado
  • Governo quer alerta mais duro sobre o álcool

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre ingestão de álcool
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página