Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/12/2005 - 13h09

Zôo chinês procura namorada para orangotango

Publicidade

da Efe, em Pequim

Quarenta jardins zoológicos de todo o mundo e da China receberam um convite de uma "campanha global" do zôo de Nankin (Jiangsu), destinada a encontrar namorada para o orangotango Le Shen, informou hoje o diário "China Daily".

"Tomara que recebamos uma resposta", disse Li Rongmei, diretora do Jardim Zoológico Florestal de So Hongshan, ao referir-se a Le Shen, "que é um solteiro de ouro em sua comunidade", segundo o periódico.

Os orangotangos são ainda menos que os ursos panda, também em perigo de extinção na China. Segundo Li, há cerca de cem em vários zoológicos do país, a maioria importados, incluídos em uma população mundial de ao redor de 6.000 animais.

Le Shen está em idade de acasalar, "tem bom humor e é bom em seu trabalho", assinala o diário ao referir-se a seus exercícios de natação e barras paralelas, e acrescenta o site criado por seus seguidores: Leshen2005.blog.tom.com.

Estes primatas são originais das selvas virgens indonésias e estão em uma lista de proteção de espécies em extinção junto com os gorilas e os chimpanzés.

Nestas circunstâncias, encontrar namorada para Le Shen, nascido e criado na China, não vai ser tarefa simples. "Alcançará a idade adulta dentro de dois anos", anuncia a diretora Li, que lembra que os pais do jovem orangotango foram doados pelo Governo municipal de Nagóia, no Japão.

"Como é tão difícil encontrar uma namorada, temos que começar os preparativos já. O problema é que a maioria de fêmeas orangotango que há na China são muito mais velhas que ele, e a idade ideal é dois anos a mais ou a menos", acrescentou.

O zôo tem suas esperanças na resposta do Japão, apesar de que durante todo este ano, um dos piores para as relações diplomáticas entre Pequim e Tóquio, a China não deixou de lembrar o Massacre de Nankin (1937), com mais de cem mil vítimas chinesas pelas tropas nipônicas.

Mesmo que o zôo de Nagóia faça a doação, os procedimentos alfandegários para importar a namorada de Le Shen são complicados, e resta saber se vão se gostar.

"Os orangotangos são prudentes em questões de amor, demoram anos para apaixonar-se", diz a diretora, que lembra que a mãe de Le Shen, Taizi, demorou seis anos para decidir-se quando conheceu o pai do orangotango.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre orangotangos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página