Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/01/2006 - 19h29

China vive "baby boom" de pandas gigantes

Publicidade

da France Presse, em Pequim

Vinte e um pandas gigantes, nascidos por inseminação artificial, sobreviveram em 2005 na China, o que representa um número recorde desde que o país decidiu proteger uma das espécies animais mais ameaçadas do planeta, informou nesta segunda-feira a imprensa oficial.

"Apesar da morte prematura de alguns bebês panda, 2005 se caracterizou pelo maior número de pandas que sobreviveram na história das inseminações artificiais de espécies raras na China", declarou Na Chunfeng, diretor da administração florestal estatal, citado pelo jornal "China Daily".

Dos 183 pandas gigantes criados em cativeiro na China, 100 estão em um centro especializado da província de Sichuan (sudoeste).Dezesseis dos 25 exemplares que nasceram e sobreviveram em 2005 estão neste centro.

Para Na Chunfeng, os cientistas chineses desenvolveram técnicas de reprodução particularmente eficazes depois de anos de pesquisas.

Os pandas gigantes criados em cativeiro perdem geralmente todo interesse pelas atividades sexuais, constataram os especialistas. Por isso é necessário recorrer à uma série de técnicas de inseminação artificial.

Segundo as estatísticas da administração florestal, menos de 10% dos machos criados em cativeiro se acasalam com uma fêmea.

O número de pandas em liberdade na China está calculado em 1.596, contra 1.114 no ano 2000, disseminados por territórios que têm uma superfície total de 23.000 quilômetros quadrados nas províncias de Sichuan, Gansu (noroeste) e Shaanxi (norte).

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre pandas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página