Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/03/2006 - 12h03

Cientistas descobrem gene relacionado a eczema e asma

Publicidade

da Efe, em Londres

Cientistas britânicos descobriram o gene que provoca a secura na pele e que favorece a aparição do eczema e da asma, segundo um estudo publicado no último número da revista "Nature Genetics". Segundo a pesquisa, a descoberta poderia facilitar novos tratamentos para curar doenças que afetam milhões de pessoas.

Para os cientistas da Universidade de Dundee (Escócia), autores do estudo, este gene produz uma proteína chamada filagrina, que contribui para a formação de uma camada protetora na pele.

A filagrina, abundante nas camadas mais externas da pele, forma uma barreira que retém a água para evitar a secura e a entrada de bactérias e vírus. Sua escassez provoca ressecamento da pele e produz escamas.

O diretor da pesquisa, Irwin McLean, disse que, apesar de a existência deste gene ser conhecida há 20 anos, sua análise foi complexa. "Esse achado é como uma nova era para a compreensão e tratamento do eczema e da asma vinculada a essa afecção cutânea", indicou o diretor.

McLean disse que a descoberta é apenas o começo: "Se compararmos a doença com um edifício em chamas, isto seria como se tivéssemos jogado uns cubos de gelo no telhado", afirmou. "Mas agora sabemos exatamente onde está o fogo e podemos colocar nossas mangueiras e combater a raiz do problema", acrescentou McLean.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre eczema
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página