Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/03/2006 - 10h06

Levantamento de seres vivos no solo pode impulsionar agricultura

REINALDO JOSÉ LOPES
Enviado especial da Folha de S.Paulo a Curitiba

Para pesquisadores reunidos pelo Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), a chave para usar a biodiversidade em favor da agricultura pode estar bem debaixo dos seus pés. Eles concluíram a primeira parte de um levantamento sobre os seres vivos que habitam o solo e mantêm sua vitalidade.

"O nosso desafio agora é descobrir como podemos usar isso para criar formas sustentáveis de agricultura", disse o holandês Jeroen Huising, coordenador do projeto no TSBF-CIAT (Instituto de Fertilidade e Biologia do Solo Tropical). Os resultados do trabalho, incluindo um estudo na Amazônia brasileira, foram apresentados durante a COP-8, em Curitiba.

No braço nacional do projeto, Fátima Maria de Souza Moreira e seus colegas da Universidade Federal de Lavras levantaram mais de 15 mil novos espécimes de invertebrados e microrganismos do solo da floresta na região do Alto Solimões. A equipe também comparou a comunidade de seres vivos na mata virgem, em capoeiras (áreas em estado de regeneração florestal) e no pasto.

O resultado é que a mata e a capoeira tinham biodiversidade de solo muito maior do que o pasto. Para Moreira, isso explica por que "você nunca ouve falar de floresta sofrendo com pragas". "Na floresta, claro que há pragas, mas a presença de outras espécies as mantêm sob controle."

• Leia o que já foi publicado sobre o Pnuma