Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/04/2006 - 11h47

Alarme interrompe realização de experimento na ISS

Publicidade

da Efe, em Moscou

Um alarme interrompeu hoje a realização de um experimento científico colocada em prática por dois dos cinco tripulantes da ISS (sigla em inglês para Estação Espacial Internacional), os americanos William McArthur e Jeffrey Williams. A informação foi divulgada por Rob Navias, porta-voz da Nasa (Agência Espacial Norte-americana) na Rússia.

McArthur e Williams deveriam dormir no módulo Quest, da ISS, com uma pressão inferior à do resto da estação. No entanto, eles acordaram depois que o alarme de um sensor foi ativado duas vezes.

Por causa deste incidente, a Nasa decidiu suspender o experimento e ordenou o aumento da pressão no interior do módulo, para que os astronautas pudessem voltar a dormir.

O experimento tinha como objetivo testar um novo método de preparação de astronautas para passeios espaciais. A idéia era analisar reação dos cosmonautas durante o sono, em condições de pressão reduzida, para futuramente encurtar o prazo de adaptação para estes passeios.

"Para que os astronautas possam trabalhar fora da plataforma orbital entre quatro e seis horas, precisam de muitos dias de preparação. Durante este período, o organismo recebe mais oxigênio em substituição do nitrogênio", afirmou Serguei Puzanov, analista russo da Nasa.

Leia mais
  • Saúde de astronauta brasileiro recebe avaliação positiva
  • Astronauta brasileiro diz que sentirá saudades do espaço
  • Astronauta brasileiro se diz "100% adaptado" ao espaço

    Especial
  • Veja galeria de imagens da chegada do astronauta à estação espacial
  • Leia cobertura completa sobre a ida do brasileiro ao espaço
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página