Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/04/2006 - 14h18

Espanhóis decobrem mutação de gene que regula câncer

Publicidade

da Efe, em Madri

Cientistas espanhóis descobriram a mutação de um gene epigenético, que regula a expressão de outros genes, presente no câncer de cólon, estômago e útero.

"Suspeitávamos que a mutação provocada pelo câncer tinha que afetar também algum gene epigenético, portanto analisamos muitos e finalmente descobrimos que afetava o gene histona deacetilase 2 (HDAC2)", afirmou o diretor da pesquisa, Manel Esteller.

A aplicação desta descoberta, resultado de dois anos de trabalho do Centro Nacional de Pesquisas Oncológicas espanhol (CNIO) e que será publicada nesta segunda-feira na revista "Nature Genetics", será no âmbito clínico, pois será possível usar remédios mais efetivos na quimioterapia, dependendo do tipo de tumor, acrescentou Esteller.

Pela primeira vez, disse Esteller, foi descoberta a alteração neste tipo de gene, que está presente em 25% dos tumores de cólon, estômago e útero, tanto em casos esporádicos da doença como em câncer hereditário.

O HDAC2 atua como "guarda de trânsito", ao regular a atividade posterior de muitos outros genes através da mudança em seu "código de histonas (proteínas que regulam a expressão do gene subjacente)", disse.

"Se a cadeia de DNA tem forma de colar, o que provoca a alteração deste gene é que este colar se torna menos firme", acrescentou.

Além disso, este grupo do CNIO descobriu a presença de mutações do gene HDAC2 no câncer de cólon hereditário não polipóide, conhecido como Síndrome de Lynch. "No outros cânceres estudados, não detectamos esta mutação, portanto, descartamos sua presença", acrescentou Esteller.

Leia mais
  • Consumo de cerveja aumenta o risco de câncer do pulmão, diz estudo
  • Quimioterapia ajuda em câncer de mama não sensível ao estrogênio

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre pesquisas sobre câncer
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página