Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/04/2006 - 08h52

Israel lança novo satélite de espionagem

Publicidade

da France Presse, em Jerusalém

Israel lançará na noite desta terça-feira o novo satélite de observação aperfeiçoado Eros B, o que permitirá ao país melhorar de maneira substancial sua vigilância sobre o programa nuclear iraniano, informou nesta terça-feira o jornal israelense "Yediot Aharonot".

O satélite de espionagem de 350 quilos, que será colocado em órbita por um foguete russo, foi construído pela Indústria Aeronáutica Israelense (IAI).

O aparato dispõe de câmaras que permitem identificar objetos de 70 centímetros a uma altura de 480 km a 600 km e realiza a rotação pela Terra em 90 minutos.

"Esta câmara possui um olho que tudo vê e permite aos agentes de Inteligência observar os menores detalhes das instalações sensíveis", disse um especialista para o jornal. "O programa nuclear iraniano é uma ameaça potencial para a existência de Israel", dissera no domingo (23) o primeiro-ministro israelense Ehud Olmert.

Israel acusa o Irã de desejar se munir de arma atômica sob a cobertura de um programa nuclear civil.

Os temores de Israel aumentaram depois das declarações do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, em outubro de 2005, mencionando que Israel deveria ser "varrido do mapa".

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre satélites de espionagem
  • Leia o que já foi publicado sobre Israel
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página