Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/06/2006 - 13h51

Ação da PF combate desmatamento da floresta amazônica

Publicidade

da Folha Online

A Polícia Federal e o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) iniciaram nesta sexta-feira a operação Novo Empate, que tem como objetivo desarticular uma quadrilha que desmatava a floresta amazônica fraudando o uso, movimentação e fiscalização das ATPFs (Autorizações de Transporte de Produto Florestal). Estes documentos devem acompanhar toda a carga legal de madeira e de outros produtos extraídos da região.

Até o final da manhã, 34 pessoas haviam sido presas --24 delas somente no Estado do Acre. A operação conta com 310 policiais encarregados de cumprir 74 mandados de busca e apreensão, além de diversos mandados de prisão, no Acre, Rondônia, Amazonas, São Paulo e Mato Grosso.

Segundo a PF, que investigou o caso durante dez meses, a quadrilha é formada por servidores públicos, madeireiros e lobistas do Acre.

O grupo viabilizava a extração ilegal de madeira e, utilizando empresas fantasmas, fraudavam o sistema de controle ATPFs. Fazia parte da fraude a venda destes documentos, que chegavam a custar R$ 4.000 no mercado negro.

As pessoas detidas podem responder por falsidade ideológica, estelionato e uso de documento falso, entre outros crimes.

Leia mais
  • Governo federal irá investir R$ 4,5 milhões em parques
  • Novo parque fecha "muro" contra grilo na Amazônia

    Especial
  • Leia mais no especial sobre ambiente
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página