Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/06/2006 - 11h20

Cientista alerta sobre risco de vírus Ebola no Reino Unido

Publicidade

da Efe, em Londres

O Reino Unido corre risco de sofrer um surto do vírus Ebola e da febre de Marburg, com o crescimento do mercado de carne de animais selvagens procedente da África, afirma a edição desta sexta-feira do jornal "The Times".

Segundo o cientista Robert Swanepoel, especialista em febres hemorrágicas como o Ebola, o alto consumo dessas carnes --que pode chegar a 5 milhões de toneladas por ano-- aumenta o risco de que peças portadoras do vírus cheguem ao país.

"The Times" explica que a importação do carne de animais selvagens, como gorilas e chimpanzés, aumentou em conseqüência da caça com fins comerciais de até 71 espécies. No ano passado, houve 25 mil confiscos nos aeroportos britânicos, 62% a mais que em 2004.

Para Swanepoel, diretor do Instituto Sul-Africano de Doenças Contagiosas, os focos de Ebola e febre de Marburg são cada vez mais freqüentes.

"Há provas de uma relação entre o consumo de carne de animais selvagens e os focos destas doenças, que são extremamente perigosas", disse.

Segundo o grupo de trabalho Bush Meat Crisis (Crise da carne de animais selvagens), a carne entra em grandes quantidades e por contrabando no Reino Unido. Em alguns bairros londrinos com comunidades africanas, a carne de chimpanzé e de gorila custa 440 euros (cerca de US$ 800) o quilo.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o vírus Ebola
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página