Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/06/2006 - 11h19

Órbita da ISS pode ser corrigida para evitar colisão

Publicidade

da Efe, em Moscou

A órbita da ISS (Estação Espacial Internacional) poderá ser corrigida para evitar uma provável colisão com um objeto desconhecido, informou nesta terça-feira o CCVE (Centro de Controle de Vôos Espaciais) da Rússia.

"Se chegarmos à conclusão que existe o risco de colisão, corrigiremos a órbita da ISS", disse Alexandr Kireyev, do CCVE, à agência Itar-Tass. A Nasa alertou o CCVE que um objeto se aproxima da ISS, o que significa que há risco de choque. "A situação é séria, embora não em extremo", disse Kireyev.

A manobra afastaria a ISS da órbita do objeto, que pode ser o fragmento de um foguete ou de um antigo satélite. Kireyev informou que a decisão de corrigir a órbita da ISS será adotada depois que a Nasa fornecer ao CCVE informações mais exatas relacionadas com os parâmetros da órbita do objeto.

Todas as variantes estão sendo analisadas e, entre as medidas de precaução, o CCVE poderia aconselhar ao russo Pavel Vinogradov e ao americano Jefrey Williams que ocupem a nave russa Soyuz TMA-8 no momento em que a distância entre as órbitas do objeto e a ISS for mínima.

Caso ocorra a colisão, os astronautas poderiam retornar à Terra a bordo da nave russa, sempre pronta para se desenganchar da ISS em caso de emergência.

Segundo Kireyev, as manobras para corrigir a órbita da ISS a fim de evitar colisões com lixo espacial são atividades rotineiras, mas neste caso tanto o CCVE como a Nasa tentarão evitá-las ao máximo.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Estação Espacial Internacional
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página