Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/07/2006 - 12h03

Após 20 anos, homem recupera consciência e volta a falar

Publicidade

da Folha Online

O norte-americano Terry Wallis, 42, que durante 20 anos ficou praticamente inconsciente, voltou a falar e recuperou movimentos perdidos após um acidente de carro. Sua recuperação começou a ser observada há cerca de três anos.

AP Photo
Terry Wallis, 42, sofreu um acidente de carro quando tinha 19 anos
Terry Wallis, 42, sofreu um acidente de carro quando tinha 19 anos
Segundo a agência de notícias Associated Press, o caso de Wallis é extremamente raro --dificilmente uma pessoa conseguiria se recuperar depois de sofrer lesões cerebrais tão sérias. Ele ainda precisa de ajuda para comer e não consegue andar, mas sua fala apresenta melhora constante e ele já conta até 25.

Apesar dos bons resultados, os médicos envolvidos no tratamento afirmam ainda considerar impossível reverter quadros de estado vegetativo persistente, como Terri Schiavo --a norte-americana morreu em 2005, depois de uma batalha judicial entre seus pais e o marido.

Wallis esqueceu de todos os fatos relacionados às duas décadas em que permaneceu praticamente inconsciente, mas se lembra de situações anteriores ao acidente. "Ele ainda pensa que Ronald Reagan é nosso presidente", afirmou Jerry Wallis, pai do paciente. Seu filho também insiste ter cerca de 20 anos.

Os detalhes sobre seu caso foram divulgados nesta segunda-feira no "Journal of Clinical Investigation". O neurologista Nicholas Schiff, do Weill Medical College, da Cornell University (Nova York), está envolvido nas pesquisas relacionadas à melhora.

Conexão

Wallis tinha 19 anos quando sofreu o acidente de carro que o deixou em coma por pouco tempo --depois disso, ele manteve durante anos um nível mínimo de consciência em que ficava acordado, mas não podia se comunicar.

"As fibras dos nervos do cérebro se romperam, mas as células permaneceram intactas. Este caso é diferente do de Terri Schiavo, em que as células morreram", afirmou o neurologista James Bernat, do Centro Médico Dartmouth-Hitchcock (New Hampshire).

As células dos nervos podem retomar conexões, explicam especialistas citados pela Associated Press. Os nervos dos braços e pernas, por exemplo, podem crescer cerca de 2,5 milímetros por mês depois de sofrerem lesões. Este tipo de comportamento, no entanto, é mais raro quando se trata do cérebro.

O "Journal of Clinical Investigation" afirma que a recuperação de Wallis não foi rápida, como parece --esta impressão está ligada ao fato de ele ter voltado a falar de um momento para outro. Na realidade, este processo de recuperação havia começado muito antes, com os nervos do cérebro "trabalhando" para voltar fazer conexões.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre estado de coma
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página