Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/07/2006 - 17h16

Ilha colombiana de Malpelo é declarada patrimônio da humanidade

Publicidade

da France Presse, em Vilna (Lituânia)

A ilha colombiana de Malpelo, santuário da fauna e da flora situado no Oceano Pacífico, foi declarada nesta quarta-feira Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A decisão foi adotada na trigésima sessão da entidade cultural da ONU, reunida em Vilna (Lituânia) até domingo próximo. Foram declarados patrimônios da humanidade o "santuário da fauna e da flora de Malpelo --que compreende a ilha de Malpelo [350 hectares] e a região marítima circundante [857.150 hectares]--, situada a 506 km do litoral colombiano".

"Esse vasto parque marinho, que também faz parte da área de pesca mais vasta de todo o Pacífico leste tropical, é um habitat de importância vital a uma série de espécies marinhas em risco de extinção ao nível mundial", acrescentou a Unesco em um comunicado. "Além disso, é uma importante fonte de nutrientes e, portanto, uma zona de grande acúmulo de biodiversidade marinha", acrescentou.

"O santuário constitui, em especial, uma reserva de tubarões, meros gigantes e peixes voadores, e é um dos locais contados do planeta onde se pôde observar a presença do tubarão areia (Odontaspis ferox), um tubarão de águas profundas", considera a Unesco.

A organização explicou ainda que a região de Malpelo é considerada um dos locais do mundo mais extraordinários para a prática do mergulho devido à beleza excepcional de seus penhascos abruptos e grutas.

Além disso, suas águas profundas servem de refúgio a um número considerável de grandes predadores marinhos --existem, por exemplo, populações de mais de 200 tubarões-martelo e mil animais das espécies cação-galhudo, tubarão-baleia e atum-- cujo comportamento natural parece inalterado em um meio ambiente preservado.

Além da ilha colombiana, a Unesco declarou patrimônio da humanidade o santuário do panda gigante de Sichuán, no monte Siguniang de Wolong, na China, e o arquipélago finlandês de Kvarten, que fica no Golfo de Bothnia e inclui 5.600 ilhas e ilhotas.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a ilha de Malpelo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página