Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/07/2006 - 16h32

Mais da metade dos jovens entre 13 e 15 anos é de fumantes passivos

Publicidade

da France Presse, em Washington

Cinqüenta e seis por cento dos jovens com idades entre 13 e 15 anos no mundo são fumantes passivos, segundo um estudo realizado em 131 países desde o ano 2000 e publicado nesta quinta-feira em Washington.

A pesquisa, realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o apoio de organismos públicos americanos e canadenses, tinha como objetivo medir o nível de exposição dos jovens ao fumo passivo em seus lares e em locais públicos.

Os jovens da Europa Central e do leste revelaram-se os mais expostos: 85% à fumaça de cigarro em locais públicos e 78% em seus lares. Na Rússia, as taxas são de 81% e 90% respectivamente, e na Sérvia, de 90% e 98%.

As taxas mais baixas foram registradas na África: 46% em locais públicos e 44% nas casas. Esses números equivalem a "cerca da metade das crianças e já são altos demais", disse Wick Warren, do Centro Americano de Controle e Prevenção de Doenças, durante a apresentação do relatório à imprensa.

O texto também destacou que 76% dos adolescentes consultados são favoráveis a uma legislação que proíba o fumo em todos os locais públicos.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre tabagismo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página