Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/07/2006 - 16h36

Rússia adia lançamento de foguete com satélite polar europeu

Publicidade

da Efe, em Moscou

A Rússia voltou a adiar hoje, pela terceira, vez o lançamento de um foguete Soyuz-2 que deve pôr em órbita o satélite europeu de pesquisa MetOp-A, informou a Roskosmos, agência espacial russa.

"O lançamento foi adiado por 24 horas" devido a uma falha nos preparativos para o lançamento, disse um porta-voz da Roskosmos à agência russa Interfax.

Este é o terceiro adiamento por razões técnicas da decolagem do foguete russo com o satélite europeu, cujo lançamento estava previsto inicialmente para as 13h28 (horário de Brasília) da última segunda-feira. O lançamento do Soyuz-2 será realizado na base de Baikonur, no Cazaquistão.

"Ainda temos uma data de reserva para o lançamento: 20 de julho. Mas a decisão sobre a questão só pode ser tomada após a análise do que aconteceu hoje. Isso deverá ser feito pela comissão estatal que trabalha em Baikonur", disse o porta-voz da Roskosmos. Ele acrescentou que, caso o lançamento não possa ser realizado nesta quinta-feira, a Roskosmos só terá oportunidade de fazê-lo após vários dias.

Projeto

O foguete russo deve colocar o satélite europeu em uma órbita polar (que passa pelos pólos terrestres) de 600 a 800 quilômetros do altura.

Fabricado pelo consórcio europeu EADS Astrium, o MetOp-A, de 4.000 quilos e 6,5 metros de comprimento, é um projeto conjunto da Agência Espacial Européia (ESA) e da Organização Européia de Meteorologias por Satélite (Eumetsat).

O MetOp-A, com uma vida útil de cinco anos, é o primeiro satélite de uma série de três similares que serão lançados até 2020 para observações meteorológicas e para a detecção de navios e aviões acidentados.

O Soyuz-2 é uma versão modernizada dos foguetes Soyuz. O lançamento será o primeiro realizado em Baikonur após os testes de confiabilidade encerrados em 2004.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre satélites meteorológicos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página