Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/07/2006 - 11h32

Sonda Cassini descobre lagos de hidrocarbonetos em lua de Saturno

Publicidade

da Efe, em Washington

A sonda espacial Cassini descobriu jazidas de hidrocarbonetos que têm a aparência de lagos terrestres nas cercanias do pólo norte da lua Titã de Saturno, revelou hoje o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa.

Segundo o JPL, a descoberta transforma o Titã no único corpo do sistema solar, além da Terra, que contém lagos em sua superfície.

A descoberta foi anunciada uma semana depois de o JPL ter informado que a sonda, que é um projeto conjunto da Nasa e da Agência Espacial Européia, havia detectado regiões de Titã que são semelhantes às da Terra.

No entanto, devido às temperaturas extremamente baixas, os cientistas da Nasa descartaram a possibilidade de que esses lagos sejam de água, líquida ou congelada.

Segundo um comunicado do JPL, seus cientistas crêem que o líquido existente nesses lagos seja metano ou etano.

As imagens transmitidas pela Cassini e captadas no último dia 21 de julho mostram uma variedade de terrenos escuros unidos por canais que contêm marcas deixadas por algum tipo de líquido.

Segundo o JPL, algumas das regiões que conectam os canais são totalmente negras, o que significa que não rebatem os sinais do radar da Cassini.

Em alguns casos, as imagens mostram bordas em torno dessas zonas escuras, o que sugere a possibilidade de que exista algum tipo de evaporação.

A atmosfera da Titã é rica em metano, que, nas condições existentes nessa lua, é estável em forma líquida.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a sonda Cassini
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página