Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/08/2006 - 15h29

"Caspa" pode apontar idade de baleias, sugere estudo

Publicidade

da France Presse, em Paris

A idade das baleias pode ser determinada a partir de uma análise genética das escamações de pele desprendidas por estes animais, segundo um artigo que será publicado na edição desta quinta-feira da revista científica "Nature". As escamações também ajudam a obter informações sobre o estado das populações destes gigantescos mamíferos marinhos que sofrem ameaça de extinção.

O método de identificação foi proposto pelo estudante australiano Daniel Burns, da Southern Cross University de Lismore (Nova Gales do Sul). A técnica, que ainda está em fase de desenvolvimento, se baseia na recuperação das escamas da pele para extrair, desta forma, o DNA dos animais e estudar os telômeros (extremidades dos cromossomos), que poderiam indicar a idade dos cetáceos.

Embora estudos complementares sejam necessários para confirmar a validade do método, segundo a "Nature" os resultados obtidos indicam que o estudo dos telômeros pode permitir conhecer a idade das baleias. Por enquanto, só é possível estabelecer a idade destes animais através da análise de indivíduos mortos.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre baleias
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página